top of page
Buscar

Etapas para elaboração de um plano ministerial cristão

Atualizado: 28 de mai. de 2024


É muito importante que você entenda que o Senhor tem um plano traçado para a sua vida, que Ele não perdeu o controle da história e que, no momento certo Ele te fará assumir o papel que Ele planejou para você. Portanto, posso afirmar que uma parte importante desse processo está em você orar ao Senhor, entregando seus passos, seus planos e sua vida, para que Ele te use na missão. O Senhor está no controle, mas quer ouvir tua oração e o teu clamor para que os teus planos estejam alinhados com os planos Dele.


Provérbio nos diz que “Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor.” Pv 19:21. Já em 1 Coríntios 2:12-13 vemos que “Nós, porém, não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito procedente de Deus, para que entendamos as coisas que Deus nos tem dado gratuitamente. Delas também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito, interpretando verdades espirituais para os que são espirituais.”


Uma segunda etapa importante está em você se conhecer melhor, identificar seus talentos, refletir sobre o que você sabe fazer e como isso pode ser alinhado à missão.


Na próxima etapa você deverá entender qual o seu projeto, definir a missão, a visão ou valores e todas as diretrizes ou direcionadores estratégicos que regerá a jornada.


Em seguida é a hora de criar objetivos e metas que te levarão a alcançar a visão, alinhado àquilo que o seu projeto é  e como se propõe a ser. Mas sabemos que traçar objetivos não significa que os mesmos serão alcançados, logo, em uma próxima etapa você deverá fazer uma análise minuciosa sobre tuas forças, fraquezas, ameaças externas e oportunidades que podem contribuir ou não para o cumprimento do objetivo. Sendo assim, após essa análise, devemos escolher os objetivos que entendemos que será possível cumprir.


 Objetivos traçados e análise feita, é o momento de criar um plano de ação para cada um desses objetivos para assim criar o planejamento e poder seguir com o processo de execução, verificação e remodelagem caso haja a necessidade de mudanças.


Você pode estar me perguntando agora, mas Marcopolo porque eu devo fazer um plano? Porque o nosso Senhor considera isso óbvio. Em Lucas 14: 28-30 nosso Senhor diz: “Qual de vocês, se quiser construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o preço, para ver se tem dinheiro suficiente para completá-la? Pois, se lançar o alicerce e não for capaz de terminá-la, todos os que a virem rirão dele, dizendo: 'Este homem começou a construir e não foi capaz de terminar”. Ou seja, o planejamento também deve fazer parte da tua missão, pois é obvio que você busca dar ordem ao caos que são os teus pensamentos, planos e atitudes.


Ao mencionar esse princípio, Jesus está nos ensinando que Deus valoriza a sabedoria e a prudência em nossas ações. Ele não apenas reconhece nossa capacidade de planejar, mas também nos incentiva a fazê-lo para evitar desperdícios e garantir que estejamos preparados para enfrentar os desafios que possam surgir.


Escrito por: Marcopolo Marinho - No Caminho / Projeto Espias / Ministério Navegar



 
 
 

Comments


NOSSO TELEFONE

NOSSO EMAIL

NOSSO FUSO HORÁRIO

+55 (81) 99705.5492 | +55 (81) 99967.3367

Horário de Brasília - Brasil

NOSSOS VALORES

Cultura do reino - Caráter cristão - Excelência no desenvolvimento de negócios e atendimento a missionários - Visão de futuro - Transparência - Inovação - Educação ativa - Amor às pessoas e comunidades.

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Instagram

© 2023 No Caminho | Cuidado Missionário / Negócios como Missão/ Escola de Missões

bottom of page